Como criar um registro SPF

Em meu artigo sobre os problema de envio de email para o Hotmail, cito algumas configurações importantes para serem efetuadas nos registros de DNS de um domínio. Dentre elas, o SPF é um dos mais importantes e a sua ausência poderá fazer com que os emails que você envie não cheguem aos destinatários.

Mas o que é SPFSPF é a sigla para Sender Policy Framework, e tem como objetivo combater as tentativas de forjar o caminho de retorno de um endereço de email, identificando falsificações e permitindo que os donos de domínios possam identificar qual servidor está autorizado a enviar email de um determinado domínio.

registro SPF pode te ajudar a evitar que seu domínio seja utilizado para o envio indevido de emails, e funciona da seguinte forma: quando uma mensagem é recebida por um servidor, este servidor verifica junto ao seu registro SPF do seu DNS se a mensagem foi originada de um local autorizado.

Como esses procedimentos não são padrões, nem todos os servidores de emails vão reconhecer e tratar adequadamente as mensagens e os registros SPF, mas os grandes provedores já utilizam esse recursos e as mensagens enviadas a partir de domínios que não tenham essa configuração são jogadas na pasta spam, e em muitos casos são rejeitadas. O HotmailYahoo,UOL e iG são alguns exemplos de empresas que seguem essas regras à risca.

Agora vamos aprender a configurar a entrada SPF nas configurações de DNS do seu domínio, em um servidor que esteja rodando o cPanel WHM:

  1. Acesse o WHM (Web Host Manager);
  2. Clique no link Edit DNS Zones;
  3. Selecione o domínio que você deseja adicionar a entrada SPF;
  4. Desça a tela até a opção Add New Entries Below this Line;
  5. No primeiro campo em branco, informe o domínio do seu site, sem o www e termine com um ponto final, ficando assim: seudominio.com.br. ;
  6. No segundo campo, deixe o número 14400;
  7. No dropdown ao lado, onde está escrito Select, selecione TXT;
  8. Ao lado aparecerá uma caixa de texto, você deverá adicionar o seguinte:
    “v=spf1 a mx ~all” (inclua com as aspas duplas);
  9. Clique no botão Save que fica no final da página.

Após fazer os procedimentos acima é só esperar a propagação do DNS no seu servidor para que o seu registro SPF esteja funcionando.

Dica 1: para testar se o registro SPF está correto, mande uma mensagem para check-auth@verifier.port25.com que em poucos segundos você receberá como resposta uma mensagem informando se o registro SPF está configurado corretamente. Neste email você também encontrará algumas análises sobre outras configurações importantes.

Dica 2: se você utiliza o Google Apps, a linha a ser digitada é a seguinte (inclua com as aspas duplas):
“v=spf1 include:aspmx.googlemail.com ~all”

Dica 3: você também poderá incluir no registro SPF o endereço IP do seu servidor, isso é útil quando o seu servidor de emails está em um servidor diferente do servidor web, e o seu servidor web possui algum script de onde é enviado uma mensagem ao seu cliente, como por exemplo um formulário de cadastro. Usando o primeiro exemplo, a linha ficará assim (não se esqueça de incluir as aspas duplas):
“v=spf1 a mx ip4:seu-ip ~all”

Se você usar o Google Apps, a linha ficará assim (não se esqueça de incluir as aspas duplas):
“v=spf1 a mx ip4:seu-ip include:aspmx.googlemail.com ~all”

Conheçoa o significado dos termos usados na configuração do registro SPF:

a – significa que seu servidor é aprovado e autorizado a enviar mensagens.

mx – significa que seu servidor de emails é aprovado e autorizado a enviar mensagens.

ip4:0.0.0.0 ou ip4:0.0.0.0/24 – significa que o IP ou o bloco de IPs são autorizados a enviarem mensagens.

~all – significa que hosts não aprovados retornarão o erro como softfail. Mensagens que não forem enviadas por um servidor aprovado serão aceitas mas podem ser sujeitas a uma análise maior.

-all – significa que hosts não aprovados retornarão o erro como fail. O registro SPF designou que hosts não-aprovados não poderão enviar mensagens.

+all – significa que hosts não aprovados retornarão como pass. O registro SPF designa que qualquer servidor não-aprovado pode enviar mensagens. Se você usar isso, qualquer servidor na internet poderá enviar emails utilizando seu domínio.

?all – significa que hosts não aprovados retornarão como neutral. Mensagens que são enviadas por um servidor não aprovado e que o registro SPF não exista.








O Post original foi publicado no Blog do Host, leia mais...






  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como acessar o webmail da conta de hospedagem cPanel?

1) Acesse www.(seudominio).com.br/webmail 2) Na janela que se abre, digite seu e-mail criado no...

Remetentes de contas de e-mail no cPanel

Os encaminhadores lhe permitem enviar uma cópia de todo o mail de um endereço de...

Criando contas de e-mail

Para acessar o seu painel, digite: http://www.seusite.com.br/cpanel 1. Clique no botão...

Como evitar que os e-mails enviados pelo cPanel sejam marcados como Spam

Se você for o Revendedor/Administrador do servidor e tem acesso ao WHM 1. Clique para editar a...

Como acessar o Webmail direto sem passar pelo cPanel?

Normalmente pode acessar o Webmail através do endereço http://www.seudominio.com.br/webmail....